Vila Clementino, charme e conveniência

Vila Clementino, charme e conveniência

Localizado na zona sul de São Paulo, a Vila Clementino é considerado um bairro nobre da cidade.

A região é conhecida pela proximidade com alguns dos hospitais mais importantes da capital, como o Hospital São Camilo, o Instituto Dante Pazzanese, o HCor e o Hospital São Paulo.


História

A Vila Clementino se formou ao redor do Matadouro Municipal em 1887, diferente de outros grandes bairros da capital que costumavam surgir a partir de igrejas.

O matadouro utilizou o lugar durante 40 anos e muito contribui para o povoamento da região.

Em 1891, a chamada “Chácara da Boa Vista”, localizada até então na Vila Mariana, foi comprado por José Antônio Coelho, que decidiu construir ruas e lotear os terrenos. 

Coelho escolheu o nome “Vila Clementino” em homenagem a Clementino de Souza e Castro, promotor, juiz e ministro do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Foi somente em 1897 que a região foi considerava um bairro e passou a constar nos mapas da cidade.

O bairro manteve seu aspecto rural até a década de 60, pois ainda restavam muitos brejos e chácaras de imigrantes portugueses na região.

Atualmente, o bairro é considerado de classe média-alta e o Matadouro Municipal se tornou a Cinemateca Brasileira, um patrimônio tombado que guarda o maior acervo de audiovisual da América Latina.


Mobilidade

Próximo de grandes avenidas e locais importantes da cidade, a Vila Clementino tem uma localização estratégica. As principais vias do bairro são: Avenida Rubem Berta, Rua Sena Madureira e a Rua Domingos de Morais.

A região é servida pelas estações de metrô Santa Cruz, linha 1-Azul, e Hospital São Paulo, linha 5-Lilás. A estação AACD-Servidor, da linha 5-Lilás, também é próxima ao bairro.

Também é importante ressaltar que toda a região é servida por pontos de ônibus.


Lazer

Mesmo que a Cinemateca seja o ponto cultural mais importante do bairro, ela não é a unica opção. 

O bairro está localizado a apenas 2 km do Parque Ibirapuera, o que torna a qualidade de vida um dos maiores benefícios de se morar na Vila Clementino.


1. Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira é responsável pela preservação e difusão da produção audiovisual brasileira.

A instituição tem o maior acervo da América do Sul, formado por cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema, como fotos, roteiros, cartazes e livros, entre outros.

Um diferencial do local é a organização de diversas atividades culturais, sendo muitas delas gratuitas.


2. Teatro Popular João Caetano

Inaugurada em 1952, o Teatro João Caetano traz em cartaz diversos espetáculos tanto para o público adulto quanto o infantil, alguns totalmente gratuitos. 

O nome do local homenageia o ator João Caetano, ator e fundador da primeira companhia de atores do Brasil.

No saguão principal, encontra-se o painel de Clóvis Graciano, uma homenagem ao artista plástico que em sua carreira contribuiu com a construção de cenários e figurinos para espetáculos de teatro.

Para conhecer a programação, acompanhem as redes sociais do estabelecimento.


3. Pizzaria Bráz Quintal

Esta tradicional pizzaria da cidade de São Paulo tem somente 20 anos de existência, mas já marca a história sendo considerada umas das 10 melhores pizzarias do mundo, de acordo com jornais internacional The Guardian e Corriere della Sera.

Com unidade em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, a Bráz tem o compromisso de sempre trazer ingredientes especiais e receitas inspiradas, resgatando as raízes italianas.


Mercado Imobiliário

A região sul de São Paulo sempre recebeu grandes investimentos no quesito mercado imobiliário, e a Vila Clementino não é uma exceção.

Com infraestrutura completa, a Vila Clementino é uma ótima opção para morar, seja para famílias que busquem boas instituições de ensino, para jovens que queiram manter uma vida com lazer ou até mesmo para pessoas idosas que desejam ter por perto a segurança de importantes centros de saúde.

Não existe nenhuma predominância quanto ao tipo de imóvel disponível na região. Entretanto, é cada vez maior o número de prédios novos no bairro.


Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.