Como equilibrar trabalho e família em home office

Como equilibrar trabalho e família em home office

A pandemia do novo coronavírus apresentou à população uma situação de quarentena inédita no Brasil.

Com o isolamento recomendado pelas organizações de saúde como forma de não disseminação do Covid-19, hábitos simples do nosso cotidiano tiveram que mudar bruscamente. Para grande parte da população, a ida ao trabalho foi uma dessas mudanças.

Conheça nossas dicas para um home office tranquilo e produtivo

Entretanto, essas alterações na rotina não atingiram somente os adultos. Com o cancelamento das aulas e atividades extracurriculares, as crianças também passaram a ficar retidas no ambiente familiar.

Para conciliar o trabalho em casa e a família é necessário ter em mente três pilares: Planejamento, disciplina e diálogo. Essas serão as bases para você não perder a produtividade durante este período.

Uma das tarefas mais difíceis do home office é o autogerenciamento, ainda mais quando você está cercado pelas necessidades da sua família.

Veja a seguir algumas dicas para que possa aplicar os pilares durante o seu dia:


Planeje seu dia

É importante planejar as suas tarefas de acordo com as atividades dos seus filhos.

Se você tem uma reunião importante em um certo horário, planeje uma atividade que seus filhos gostem e podem fazer sozinhos. Isso lhe permitirá um certo tempo para realizar sua tarefa.

Pode até ser difícil seguir o planejamento com crianças pequenas, mas ter uma base de horários é importante para que você cumpra as suas tarefas e para seus filhos se adaptarem à nova rotina.

Ainda pensando no planejamento do dia, proponha brincadeiras e desafios aos filhos, com metas e prazos, para que eles fiquem envolvidos durante um tempo maior.


Adapte seus horários

Provavelmente será necessário flexibilizar o tempo conectado a telas e eletrônicos. Se é possível trabalhar 30 minutos sem ser interrompida aproveite para usar essa carta na manga quando for necessário.

Seja durante a soneca do filho, durante algum programa de televisão ou no final da tarde, quando alguém da família estiver mais aliviado e puder tomar conta da criança.

Se a criança ainda cochila regularmente é possível aproveitar esse tempo para atender uma ligação ou acompanhar o e-mail. Se são maiores, pode ser preciso definir mais atividades para o dia.


Local de trabalho

O ideal é ter um espaço no qual pode trabalhar livre de distrações, mas com filhos pequenos isso se tornar um problema.

Você pode até trabalhar no mesmo local onde o seu filho brinca, mas certifique-se de que isso não atrapalhe sua concentração no trabalho.

Seja um cantinho adaptado na sala ou um lado da mesa de jantar, o importante nesses casos é que você tenha seu próprio espaço de concentração.


Explique a situação

O diálogo é importante neste momento. Se seu filho já conseguir entender, converse com ele e explique que este é um período diferente, no qual você terá que ficar em casa, mas ainda assim estará trabalhando.

Crianças tendem a entender melhor as situações quando entendem o motivo por trás das decisões.

Faça-o se sentir parte desse momento, dizendo a importância que a ajuda deles têm para que essa experiência funcione.


Aceite os desafios da dupla jornada

É importante ter a consciência de que talvez haja uma redução na sua produtividade neste período.

E nesse sentido, é preciso que você seja franco com seu chefe e colegas de trabalho. Informe a sua situação para a equipe e avise-os sobre os melhores horários para agendar chamadas e reuniões.

Não adianta se culpar pela queda de produtividade, principalmente nos primeiros dias, pois isso é parte do processo, mas é preciso sim trabalhar esta realidade e tirar o melhor possível da situação.


Aceite e peça ajuda

Se ambos os pais estão trabalhando em casa, programe momentos de uma ou duas horas por dia para que cada um se dedique ao trabalho, enquanto o outro cuida da criança. Assim você poderá utilizar estes momentos para focar nas tarefas mais importantes ou que precisem de mais atenção.

Se outros membros da família estiverem disponíveis, peça a ajuda deles também.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.